top of page
ARTIGOS

O que é uma pessoa resiliente?

Resiliência é saber enfrentar e superar as adversidades, mantendo o otimismo e a confiança em si mesmo.

Ser resiliente é uma característica cada vez mais exigida nos nossos dias. Uma pessoa resiliente é aquela que é capaz de responder ao stress e às pressões diárias com flexibilidade, habilidade e serenidade. É ser capaz de seguir a sua jornada sem perder o controle, mesmo quando tudo parece dar errado.

A pessoa resiliente lida melhor com as exigências urgentes, imprevistos, mudanças de planos ou prioridades. Esta capacidade de tratar situações adversas e incertas pode ser desenvolvida e aprendida criando hábitos, atitudes e comportamentos que a favoreçam em diversos momentos e situações. Ser resiliente é estar orientado para a ação na busca de resultados favoráveis, seja para a sua vida pessoal ou profissional.

Quando se tem consciência do seu momento, das suas metas e dos seus objetivos, torna-se muito mais fácil desenvolver a resiliência. Quando sabe qual o seu propósito, quando se conhece a si mesmo, quando tem ciência do que é importante para si, quando cuida de si e dos que lhe são queridos, torna-se muito mais fácil aceitar que as crises e dificuldades fazem parte da vida de quem busca crescer e evoluir constantemente.

Para entender um pouco mais a situação pela qual está a passar, e como agir com resiliência para solucioná-la da melhor forma possível, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • “Quais pensamentos e sentimentos estou a ter agora por causa deste problema?”

  • “Qual foi a pior situação (similar a atual ou não) que vivi no passado? Como a superei? Como me senti ao final? ”

  • “Qual seria a solução ideal para esta situação que estou a viver agora? ”

  • “Se pudesse voltar atrás e fazer algo diferente, o que seria? ”

  • “O que posso fazer agora para começar a solucionar esta situação? ”

  • Se responder “eu não sei! ” para alguma das questões, ou para todas, pergunte-se “E se eu soubesse? ”, ou pense em alguém que certamente resolveria este problema com facilidade, “O que ele/ela faria? ”.

Estas simples perguntas podem ajudar a descobrir respostas e forças que desconhecia em si mesma! Acredite na sua capacidade de vencer situações contrárias e faça da perseverança e da autoconfiança seus aliados nesta aprendizagem.

“Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. ”

– Mark Twain

bottom of page