top of page
ARTIGOS

Você sabe quem é o seu cliente?


Você, verdadeiramente, sabe quem é o seu cliente? Sabe para quem está vendendo ou desenvolvendo determinado produto?

Muitas vezes o seu cliente final não é quem paga pelo seu serviço, mas aquele que usa o que você está desenvolvendo!

Conversando com parceiros e clientes, cada vez mais vejo que esta ainda é uma percepção um tanto quanto obscura para as empresas. Aqui, no caso, falo de empresas desenvolvedoras de serviços ou produtos de tecnologia. Muitas vêem como cliente aquele que paga pelo serviço, focando todo o esforço no que é solicitado por este cliente que, muitas vezes, não será o usuário do que está sendo desenvolvido.

Durante o período em que trabalhei com gestão de produtos digitais, cujos principais clientes eram as operadoras de telecomunicações, tinha sempre o cuidado de entender a demanda do cliente (operadora), mas sempre focando na usabilidade que quem, de fato, iria usar o serviço (cliente final). Alguns cuidados que tinha era com algumas especificações que, certamente, iriam proporcionar, ao usuário, uma experiência agradável e intuitiva. Sabia que esta "persona"(usuário), normalmente era um cliente pré-pago, classes c-d-e, com créditos e plano de dados limitados, e com uma conexão mais lenta .... estas eram apenas algumas das informações que tinha, e que já me diziam que não poderia fazer apps ou mobile sites muito pesados e com navegabilidade difícil, pois meu usuário final - a pessoa que, de fato, iria usar o serviço e gerar receita para o meu cliente pagante - não iria conseguir usar o serviço na sua totalidade podendo, inclusive, nem voltar a usá-o por este não atender às suas expectativas básicas.

E você, tem o real conhecimento do seu cliente? Quais são suas dores e necessidades? Como ele percebe o produto ou serviço que você está oferecendo?

Estou curiosa para saber sua percepção em relação a este ponto! Clique aqui e me envie um email contando suas experiências!

bottom of page