Vivian Baumann, Orientação e Mentoria

Assine a Newsletter
Útimos Artigos
Please reload

Você sabe qual o seu propósito?

September 18, 2017

 

Poucas pessoas têm o hábito de estabelecer metas e objetivos pessoais e profissionais, muitas vezes por subestimarem o efeito positivo que esta ação tem sobre sua vida e suas conquistas. Definir objetivos é uma premissa importante para atingirmos as nossas metas e para transformarmos os nossos sonhos em realidade.


Mergulhamos de tal maneira na rotina diária, que não paramos para olhar o nosso momento atual e, muito menos, para definir o que queremos ou onde queremos chegar. Saber para onde se quer ir, ajuda a visualizar melhor qual o caminho que teremos que trilhar ao longo da nossa jornada pois, como diz Tony Robbins “definir objetivos é o primeiro passo para transformar o invisível em visível”.


Os principais benefícios de se definir objetivos são:
- Ter uma visão mais nítida e orientada daquilo que se quer;
- Poder prever e ajustar os esforços necessários;
- Manter o foco;
- Mensurar ações e resultados.

 

Para facilitar este processo, é muito recomendado o uso do método SMART - acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Timebound, criado por Peter Drucker, o pai da administração. Esta técnica é muito utilizada por profissionais que desejam aprimorar sua carreira, por gestores em várias áreas de negócios e no processo de coaching, para auxiliar no planejamento pessoal e profissional.

 

Para começar, seja específico (Specific). É importante saber o que se quer de forma clara, descrevendo o que deseja com precisão para evitar qualquer má interpretação. Objetivos vagos, generalistas e subjetivos tendem a ser menos eficazes. Ex. Em um período de 12 meses, quero ser promovido a gerente financeiro na minha empresa atual e ter um aumento de 20% no salário.

 

Defina objetivos mensuráveis (Measurable). Depois de executar as ações planejadas, como vai saber se atingiu ou não o seu objetivo? Toda meta deve ter uma forma de se quantificar o quanto já foi realizado e o quanto falta para chegar ao final. Ex. Emagreceu 5kg em 3 meses; teve um acréscimo no lucro de 10%; correu 5km a mais ao fim de cada mês.


Defina objetivos atingíveis (Attainable). Nem fácil e nem difícil demais. Evite os extremos. Mantenha os pés no chão para não se desmotivar no meio do caminho. Planeje o que deve fazer para atingir sua meta, aposte nas suas forças, crie etapas, identifique recursos, priorize suas ações.

 

Seja relevante (Relevant). Por que você quer realizar este objetivo? Quais benefícios ele irá te trazer? Por que ele é importante? Como você irá se sentir ao realizá-lo? Identifique o que te motiva, se faz sentido para a sua vida pessoal e profissional e se é coerente com os seus valores e princípios. A sensação de “missão cumprida” é muito gratificante e vale todo e qualquer esforço
dedicado durante o caminho percorrido.


Defina um prazo (Time-Bound). Quando você quer atingir o seu objetivo? Organize seu tempo e coloque prazos para a execução de cada ação prevista. Se não definir um prazo, você tenderá a realizar suas tarefas “quando der”, prejudicando a concretização das suas metas. Se não atingir as metas no prazo previsto, não fique prorrogando. Verifique o que saiu fora do previsto e refaça os planos. Se a projeção do prazo inicial não tiver sido realista, reveja de forma a antecipar ou prorrogar o prazo, mas seja coerente.

 

Artigo originalmente publicado na revista digital Portuguesa Mood .

Please reload

Tags
ARTIGOS
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now