top of page
ARTIGOS

Habilidades emocionais


Depois que publiquei o artigo "Emoções em Equilíbrio", recebi vários e-mails e mensagens pedindo dicas de como poderiam desenvolver as cinco habilidades da Inteligência Emocional citadas por Daniel Goleman: autoconhecimento, autocontrole, motivação, habilidades sociais e empatia.

Certamente a primeira coisa que poderia desenvolver é o seu autoconhecimento para identificar suas forças, valores, crenças que te paralisam, e seus propósitos . Comece se perguntando o que é importante pra você e onde está colocando a maior parte da sua energia realizadora (no que é importante ou naquilo que pouco vai agregar à sua vida e na realização dos teus objetivos?).

Quando falamos em empatia, é importante percebermos o outro. A melhor forma de fazer isso é se colocando no lugar do outro e evitando o julgamento (afinal não conhecemos as dores nem o momento pelo qual a outra pessoa está passando). Se pergunte: e se fosse comigo, como eu gostaria de agir, de ser tratado, o q seria importante ouvir para me ajudar? Se algo te incomoda no outro, tente entender o que é e o porquê.

Lembra quando nossos pais nos diziam: respire e conte até dez antes de responder? Então, esta é a "formula mágica" do autocontrole, para contermos nossas emoções e evitarmos fazer ou falar coisas desnecessárias movidos pelo impulso do momento! Antes de agir, pense, reflita, analise a situação!

Quando perder o ânimo e a motivação, lembre-se de momentos em que conquistou ou viveu situações que lhe proporcionaram o sentimento de vitória, alegria e superação. Faça coisas que gosta. Principalmente, evite alimentar pensamentos de derrota e desanimo!!! Mude o foco para aquilo que vai impulsioná-lo para o crescimento positivo!

E, para as habilidades sociais, quando estiver conversando com alguém, esteja 100% presente. Ouça e entenda o que está sendo dito. Sorria! Motive! Esteja receptivo para falar e ouvir. É muito mais fácil quando temos a certeza de que somos verdadeiramente compreendidos, não é?

Agora você provavelmente já saiba da importância de se ter inteligência emocional, mas talvez não saiba por onde começar. É fácil, comece identificando quais destas habilidades você precisa desenvolver primeiro, porque sempre temos alguma característica mais forte do que outra.

Estou curiosa para saber em qual habilidade você vai focar primeiro e como vai começar a trabalhá-la.

bottom of page