top of page
ARTIGOS

Emoções em equilíbrio!


Nós somos movidos a emoções! Difícil negar isso! Alguns lidam melhor com elas, têm mais autoconhecimento e conseguem ter mais autocontrole, outros são quase um vulcão em erupção, estouram por tudo e por nada. As emoções fazem parte de nós, do que somos, e estão presentes no nosso dia a dia, onde convivemos com pessoas com comportamentos, ideias e personalidades diferentes. Se quisermos nos "sair bem" nas mais diversas situações, temos que reconhecer e administrar nossas emoções; isto é, agir com Inteligência Emocional.

Ser emocionalmente inteligente não é apenas ser simpático, gentil e demonstrar calma, é preciso se autoconhecer, identificando quais são seus gatilhos emocionais. É saber dar e receber feedbacks difíceis. É saber lidar com adversidades, contrariedades, imprevistos e várias outras características essenciais e que fazem diferença para nós, seja na vida pessoal ou profissional.

Pesquisas recentes já comprovaram que pessoas emocionalmente inteligentes são aquelas que mais se dão bem em seus locais de trabalho, tanto por se relacionarem bem e desenvolverem um ambiente harmonioso, quanto por possuírem um conjunto de outras habilidades e atributos como: conseguir controlar os impulsos, saber canalizar emoções, automotivação, prudência, discernimento, autocontrole, flexibilidade, racionalidade, persistência e autoconfiança.

Daniel Goleman diz que inteligência emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” Segundo ele, são cinco as principais habilidades da Inteligência Emocional que devem ser trabalhadas e desenvolvidas: autoconhecimento, autocontrole, motivação, habilidades sociais e empatia.

Um bom líder é aquele que compreende seus sentimentos, seus impulsos, suas fraquezas e como isso afeta seu trabalho, seus relacionamentos interpessoais e a si mesmo. É aquele que busca desenvolver sua inteligência emocional com a aquisição de novos hábitos, novas formas de pensar e de agir.

Quem sabe você gostaria de ler outros artigos e conhecer mais sobre Desenvolvimento Profissional?

bottom of page