Vivian Baumann, Orientação e Mentoria

Assine a Newsletter
Útimos Artigos
Please reload

Faça as pazes com o relógio!

May 4, 2017

 

Alguma vez já se perguntou como é que algumas pessoas parecem ter tempo suficiente para fazer tudo o que querem, enquanto que outras estão sempre correndo contra o relógio?

 

Todos os dias me pedem dicas para organização do tempo e das tarefas diárias. Na correria do dia a dia, a imensa lista de afazeres acaba tornando-se algo sem fim!
 
Além dos “to dos” de hoje, ainda têm os de ontem, os da semana passada, os desta semana e os da próxima. A vontade é de sair a correr sem olhar para trás!
 
Uma das sugestões que dou logo de início: Não queira resolver o mês inteiro em apenas um dia, crie metas diárias por prioridade de urgência e importância.
 
Veja algumas dicas úteis para gerir o seu tempo:

 

1. Tenha uma agenda

Logo ao acordar, ou antes de dormir, anote tudo o que precisa ser feito no dia seguinte. Use canetas coloridas, símbolos ou números para destacar as atividades urgentes e importantes, que devem ser feitas naquele dia.

 

2. Qual é o seu melhor horário?

Todos nós temos um período do dia em que somos mais produtivos e outro em que estamos mais lentos. Eu, por exemplo, durante as primeiras horas da manhã estou em “modo avião”, então opto por fazer coisas menos importantes e que requerem menos foco. Ao perceber o horário em que você está mais ou menos disposto, fica mais fácil organizar as tarefas de acordo com o nível de complexidade.

 

3. Termine tudo o que começa!
Determine prazos para finalizar todas as tarefas e as marque conforme terminar cada uma delas, para que você consiga acompanhar o seu desempenho no fim do dia. Evite estender os prazos das atividades chatas e importantes pois, em algum momento, terá que fazê-las com urgência.

 

4. Evite distrações

Estabeleça algumas horas do dia ou da semana para não ser incomodada e para que possa focar em alguma atividade específica, que exija mais concentração. Deixe o celular no mudo, não veja e-mails, redes sociais e nem os aplicativos de mensagens.

 

5. Pausa para o café
É importante planejar pausas de dez minutos, a cada quarenta minutos. Levante, alongue-se, tome um café, olhe pela janela. Estas pausas fazem com que o seu cérebro relaxe por alguns instantes e contribui para que sua produtividade seja maior ao longo do dia.

 

6. Aprenda a dizer Não!
Se diz ‘sim’ para tudo, com certeza está deixando de lado suas prioridades e acumulando tarefas, ficando impossível realizar tudo o que deseja. Aqueles que valorizam o seu tempo, sabem filtrar as solicitações que recebem, dizendo não para as coisas que não estão alinhadas com o seu propósito. 

 

7. Reavalie sua “to do list”

Ao fim do dia, reveja suas anotações e avalie o que foi concluído e o que ficou pendente. Veja se consegue delegar alguma atividade para que possa focar no que realmente faz sentido para você. Ao manter sua agenda organizada com as atividades diárias, e ao seguir o que se propõe a cada dia, conseguirá fazer uma melhor gestão do seu tempo.

 

8. Tenha tempo para si
Por mais que a semana esteja abarrotada, é importante que dedique algumas horas para si próprio, seja para fazer alguma atividade física, ler um livro, ir ao salão de beleza ou tomar um café com os colegas. Na busca pelo sucesso é imprescindível encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, entre o material e o espiritual.
 

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Saiba mais

 

Este artigo foi publicado na revista portuguesa Mood. Clique aqui para ler!

 

Please reload

Tags
ARTIGOS
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now