Vivian Baumann, Orientação e Mentoria

Assine a Newsletter
Útimos Artigos
Please reload

Os caminhos para a realização

January 26, 2017

 

É normal nos questionarmos o porquê das oportunidades não surgirem para nós! Fulano e beltrano têm sorte pois sempre conseguem o que querem! Será que as oportunidades não batem na sua porta também mas você não as reconhece ou não se levanta para abrir?

 

Recém formada na faculdade de Publicidade e Propaganda, em Blumenau/SC, sou comunicada pelos mais pais que eles estão vendendo tudo e se mudando para o interior de Minas Gerais, poderia escolher entre ir ou ficar. Meu irmão ficou, eu fui!

 

Fomos para Cataguases, cidade na Zona da Mata mineira com setenta mil habitantes. Logo que cheguei fui trabalhar no Instituto Francisca de Souza Peixoto, fazendo a criação gráfica e diagramação da revista informativa mensal. O Instituto Chica é um instituto de responsabilidade social, mantido pelas vendas de resíduos têxteis da sua mantenedora, com cerca de 25 projetos sociais que atendia a aproximadamente oitocentas crianças e idosos.

 

Meu desafio para conquistar essa vaga era apresentar, no prazo de uma semana, a proposta visual da revista.Tranquilo, afinal eu sabia usar o Corel e o Photoshop, “só” tinha que aprender a usar um programa de editoração gráfica (isso eu não tinha dito a eles, lógico!). Foram noites viradas estudando, pesquisando, fazendo benchmark, criando e recriando. No dia combinado, com frio na barriga, defendi a minha versão da revista para o presidente do Instituto. Fui aprovada e fiquei responsável pela diagramação desta revista durante os cinco anos em que morei em Cataguases, melhorando o visual e as informações a cada edição.

 

Além da revista, assumi as atividades de comunicação interna e externa e, após três anos eu já integrava o núcleo de gestão de projetos sociais e continuava a coordenar a área de marketing e comunicação. Experiência fantástica para uma profissional em início de carreira. Em paralelo também dava aulas de Marketing na Universidade de Leopoldina, para o curso de Publicidade e Propaganda e, aos finais de semana e, aos finais de semana, ia para Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, para uma pós graduação em Responsabilidade Social Empresarial na UFRJ.

 

Todos temos as habilidades que necessitamos para fazer o que quisermos. É necessário, apenas, autoconfiança, dedicação, perseverança, comprometimento e autodesenvolvimento. As oportunidades aparecem, basta estarmos atentos e dispostos a sair da nossa zona de conforto e dar mais um passo em frente!

 

Sheryl Sandberg cita Pattie Sellers, em seu livro “Faça Acontecer”, dizendo que “Carreira é um trepa-trepa e não uma escada”, e acrescenta que “a escada é limitante, a pessoa só pode subir ou descer. Só existe uma maneira de se chegar ao topo de uma escada. Já o trepa-trepa permite que se chegue ao alto de várias formas diferentes e criativas”. É preciso ter foco e flexibilidade para se alcançar o que se deseja. Como você têm se organizado para conquistar seus objetivos?

 

Saiba mais como aproveitar as oportunidades e fazer acontecer por meio do Coaching!

Please reload

Tags
ARTIGOS
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now